"Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumera ao menos dez dos teus." A Lincoln

O Resgate da Intenção Positiva

A Programação Neurolinguistica é um ferramental poderoso para uma pessoa se desenvolver em várias áreas de sua vida.

A estratégia básica de mudança é criar uma meta para aquilo que se deseja alcançar. É nesta criação de metas que encontramos várias condições para sua boa formulação, tudo para favorecer o êxito. Dentro destas condições, encontramos um dos princípios mais importantes para a gestão de mudanças: o de intenção positiva. Importante porque, se a meta que formulamos não preserva a intenção positiva do "estado atual", podemos criar resistências e objeções internas que poderão interferir com sua realização.

O que é uma intenção positiva? Segundo o pressuposto da PNL, "Todo comportamento tem uma intenção positiva." Isto quer dizer que, por trás de cada comportamento, há um propósito positivo - ele serve para alguma coisa, já serviu ou servirá em algum contexto. Mesmo que você deteste determinado comportamento que você tenha, ele continua funcionando, bem possivelmente em nível inconsciente, para atender a uma intenção positiva que talvez você não tenha percebido. Mas, na visão sistêmica da PNL, tudo que estamos fazendo é nossa melhor resposta nessas circunstâncias, de acordo com nossa percepção da situação e acesso (ou bloqueios) a recursos pessoais.

É justamente por isso que a PNL trabalha muito com nossa percepção subjetiva das circunstâncias e também com o desenvolvimento de recursos internos que possibilitam novas respostas, onde antes não tínhamos condições para mudar. Uma estratégia clássica que é usar força de vontade para mudar, muitas vezes significa que estamos usando muita força mesmo para sobrepujar algo que, no fundo no fundo, não vai embora enquanto não desenvolvermos meios alternativos para agir, que tanto atenderiam à intenção positiva quanto permitiriam progredir na direção de se alcançar uma meta. Afinal, para a estrutura profunda de nossa mente, tirar o comportamento sem resgatar a intenção positiva seria uma privação em algum nível, para alguma parte de nosso ser.

U
ma grande maneira de se conseguir mudar a percepção é "separar a intenção positiva" do comportamento. Podemos julgar o comportamento em si problemático e indesejável, enquanto prezamos e buscamos meios alternativos de atender à intenção positiva. Desta forma, paramos de brigar conosco mesmos e ganhamos energia para construirmos uma nova maneira de responder, com recursos, à mesma situação que ocasionava aquele comportamento indesejável.
Está na hora de dar alguns exemplos! Alguém fuma? Isto pode ter várias intenções positivas, dependendo do momento.

Logo de manhã - de despertar. Enquanto usa o computador - ajudar a concentrar. Ao final do dia - relaxar. Podemos estender o conceito de intenção positiva também para crenças limitantes e pensamentos negativos. A intenção positiva de uma crença limitante é sempre um valor positivo. Se alguém tem medo do sucesso, pensando: "Não é desejável obter sucesso", a intenção positiva pode ser evitar a rejeição por parte de amigos ou da família. Mas, não devemos generalizar - é muito importante que se veja isso caso a caso, porque ninguém tem motivos completamente iguais pelos mesmos comportamentos, pensamentos ou crenças. Por último, um exemplo de pensamento tido como negativo - a preocupação. Uma coisa é se importar com algo - desejar muito que dê certo. Outra coisa é se preocupar - ocupando a mente por antecipação, focando o que não quer e sentindo-se mal por não ter certeza que irá terminar como você deseja. O que pode ser a intenção positiva? Há várias possibilidades, isso depende de você e de outras atitudes e crenças que você porventura tenha. Pode ser uma expressão de um intenso desejo que algo dê certo. Se esse for o caso, é melhor focar o que quer e perguntar o que você pode fazer a respeito para fazê-lo acontecer. Talvez a preocupação seja uma comunicação para você de que falta convicção sobre suas capacidades para dar conta do recado.

Que bom descobrir isso; você vai ficar mais seguro quando desenvolver estes recursos. Talvez a preocupação tenha, por propósito, paralisá-lo para você não se meter numa situação não familiar. Ótimo - leve este toque de sua mente para trabalhar crenças limitantes que você tem sobre a mudança.

Enfim, para fazer este resgate, entre em contato com a intenção positiva por trás daquilo que está lhe impedindo maior progresso em relação às metas, procure reconhecer o papel que vem exercendo e lance mão do pensamento sistêmico e criativo para criar novas maneiras - não uma, não duas, mas no mínimo três novas, para atender a intenção positiva tão bem ou melhor ainda quanto atendia o antigo comportamento, pensamento ou crença.

Sobre a Autora:

Arline Davis é americana, bióloga pela University of California, estuda comportamento humano há mais de 25 anos. Ministra seminários internacionalmente. Radicada há 17 anos no Brasil. Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL), formada com os criadores desta tecnologia de excelência humana. Diretora do Instituto Núcleo Pensamento & Ação.

Comentários   

+1 #2 Frank Jr P de Carvalho 07-12-2007 07:00
É muito bom ter novos conceitos de vida! de maneira que é sempre bom buscar novos horizontes pra resolução dos nossos problemas, gostei muito de saber sobre a PNL e entendo que a mesma irá contribui bastante para resolver dúvidas diversas existentes na minha cabeça.
Citar
+1 #1 Valter Santos 07-12-2007 07:00
Isso é fascinante estou começando a ter a qualidade de vida que sempre quis essas artigos tem me ajudado. Um abraço.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso