"Computadores são rápidos, precisos e estúpidos. Humanos são lentos, imprecisos e brilhantes. Juntos eles são mais poderosos que se pode imaginar." Albert Einstein

PNL em Números

O balanço do ano de 2008 foi positivo para a PNL em todos os aspectos. Podemos constatar isso através do levantamento feito pela equipe Descubra PNL baseado nos relatórios fornecidos pelos provedores hospedeiros.

Em 2008, houve um aumento de 27% de visitantes únicos no site em relação a 2007, o que representa um incremento de mais 800.000 visualizações de páginas. Isso significa um interesse maior das pessoas em relação à PNL, devido ao espaço que vem sendo destinado ao aprendizado da PNL em diversas áreas do cotidiano.

Dois grandes eventos marcaram positivamente o ano de 2008 no universo da PNL. O primeiro foi a conclusão e entrega das monografias da primeira turma de pós-graduação no Brasil realizado pelo Instituto Indesp em parceria com a Universidade Iguaçu. O curso tinha carga horária de 360 horas e compreende o Practitioner, o Master e Introdução ao Coaching. O curso foi realizado em Vitória ES.

O segundo grande marco foi a realização do 1º Congresso Brasileiro de Educação e Neurolingüística no Rio de Janeiro. Promovido pelo Instituto INeP, o evento reuniu cerca de 700 profissionais distribuídos entre educadores, psicólogos, pedagogos e etc. O evento também ficou marcado pela criação e articulação da Associação Brasileira de PNL, a ABPNL.

Idealizada pelo trainer José Zaib (INEP) a ABPNL conta hoje com um grupo de discussão e correspondentes em diversos estados brasileiros. Tem por objetivo levantar as principais demandas surgidas ao longo do tempo sobre o ensino da PNL, e também ao seu intercâmbio. A ABPNL é uma instituição criada para auxiliar e regulamentar a PNL no Brasil.

Para o Descubra PNL o ano de 2008 foi produtivo. Mais de 30 artigos foram publicados, com temas atuais e polêmicos, contribuindo para o crescimento de todos aqueles que buscam se desenvolver e se descobrir. Muitas metáforas, técnicas, filmes, e outros materiais também divulgaram ainda mais a PNL.

A área mais visitada continua a ser a seção de Técnicas, porém com uma queda significativa de acessos, caindo de 14,35% para 6,33%. Um resultado que nos chama atenção, visto o expressivo aumento de outras seções. Isso mostra que o público está diversificando seu aprendizado e expandindo conhecimento para as demais seções do Site.

A cidade de São Paulo manteve o primeiro lugar em acessos (18,6%), seguida por Rio de Janeiro (9,9%), Belo Horizonte (5,3%) e Vitória (4,0%). A principal mudança foi a saída do ranking da cidade de Barbacena (MG) e a entrada da capital Fortaleza, um importante dado vindo da Região Nordeste.

Pelo mundo, Portugal é o país que mais acessa o site. Com um aumento de 45% em relação a 2007, o país se destaca também com as principais cidades. 4 entre as 10 que mais acessam  são de Portugal: Lisboa, Porto, Gondomar e Sacavem.

Os sites de busca (50,30%) continuam a ser a principal via de acesso ao Descubra PNL. As palavras que mais direcionam visitantes são: pnl, técnicas de pnl, superação, programação neurolinguística, exercícios de pnl, descubra a pnl, metaprogramas, teste pnl, pressupostos da pnl e pensamento positivo.

Vamos continuar em 2009 com o mesmo objetivo de levar a PNL a maior quantidade de pessoas possível. A falta de informações sobre a PNL é um agravante que precisa ser contornado. A escassez de sites específicos e a falta de integração entre os existentes atrasam o desenvolvimento. O Descubra PNL tem o compromisso em oferecer informações de qualidade e prestar contas a todos os visitantes. Temos o orgulho de ser o principal portal da PNL no Brasil e o mínimo que podemos fazer é agradecer a todos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso