"Computadores são rápidos, precisos e estúpidos. Humanos são lentos, imprecisos e brilhantes. Juntos eles são mais poderosos que se pode imaginar." Albert Einstein

PNL Transformando Comportamentos

Sinto me entusiasmado e desafiado, entusiasmado por ser um assunto nobre, e desafiado porque meu seminário mais curto sobre esse assunto é de cinquenta horas, não estou exagerando. Acredito que comportamentos devem ser condicionados e condicionamento é repetição e intensidade, é igual falar, ler e escrever um idioma com perfeição.

Nos últimos dez anos tenho um foco único e irresistível, como transformar um comportamento rápido e permanente.

Entrego lhe um dos exercícios potentes da PNL, a tecnologia da transformação comportamental em um artigo e, também porque um dos segredos da satisfação é a contribuição. E neste momento me sinto orgulhoso de lhe entregar uma estratégia que funciona e dá resultados. Só trabalho com estratégias que dão resultados.

Primeiro passo para mudar um comportamento:

Qual é o comportamento que você quer transformar?
O que te impede de mudar?
Normalmente temos uma convicção limitante sobre mudar comportamentos, acreditamos inconscientemente que é pior mudar, do que ficar onde estamos.

Segundo passo:

Criar um sentimento de urgência tão grande, forte e intenso, que somos impulsionados a fazer algo.
Queremos mudar, porém isso não basta, temos que criar um impacto emocional, temos que imaginar com nitidez os reais P-R-E-J-U-Í-Z-O-S, os fortes prejuízos de continuar com esse comportamento indesejável.

E como fazemos?

A maneira mais eficiente é fazendo as seguintes perguntas:
Quais são os prejuízos que estou tendo com esse comportamento indesejado?
Escreva vinte e cinco fortes prejuízos.
E saber os prejuízos é importante, porém não suficiente, o que será decisivo é, saber que se não decidir mudar agora perderemos ou não conseguiremos o que mais damos importância em nossa vida.

Não sei o que é mais importante em sua vida, mas digo sem medo de errar, se não mudar agora você pode sabotar, iludir ou até mesmo não manter o que é mais importante na sua vida.

Atualmente, o que é mais importante na sua vida?

O passo seguinte:

Dê um chega, um basta neste comportamento destrutivo, com um verdadeiro “tenho”. Ex: “Tenho que mudar agora.”

E isso você pode fazer, esse poder está a sua disposição neste momento.

Agora, faça um exercício poderoso, visualize com riqueza de detalhes como você vai se sentir com o novo comportamento. Visualize a satisfação poderosa desse comportamento. Veja na sua mente o sentimento de gratidão desta conquista, imagine o orgulho que seus familiares vão ter de você com esse inteligente e novo comportamento.

Faça essa visualização três vezes por dia durante sete dias, e seu cérebro lhe dará com espontaneidade esse comportamento desejado. E por último, se comprometa com todas as fibras do seu corpo a viver por esse comportamento importante.

E se você fizer passo a passo essa técnica e se transformar, como se sentirá?
E se você fizer agora, e der resultado? E se você se vê transformado, e se seus amigos, parentes também o ver?

Dê esse presente para você, você merece, vai ser importante para sua vida.

Anos atrás, quis aprender a pilotar helicóptero, me inscrevi e fui para a aula, fiz aulas teóricas e no dia da aula prática, meu comportamento foi de não subir no helicóptero. Nem sabia desse comportamento, parei e refleti: “Calma Fernando, você trabalha com isso.” Imediatamente apliquei o exercício, e em questão de minutos, aniquilei o comportamento antigo, quem estava do meu lado, ficou surpreso com a manobra.

Logo em seguida, os instrutores que estavam comigo sabiam do meu trabalho, porém não imaginavam que era tão rápido. E vocês devem estar se perguntando, e a visualização de sete dias.
Naquele momento não esperei os sete dias, porque sabia profundamente que se entrasse no helicóptero uma vez, poderia entrar todas as outras, e que tinha que viver meus valores e um dos meus valores é ser competentemente corajoso em romper comportamentos limitantes.

Dois anos depois, decidi comprar meu próprio helicóptero e uso uma metáfora no meu treinamento ShowCuore - (Transformação Permanente) de fazer os participantes viverem uma das experiências mais valiosas, que é fazer um salto de para quedas e se libertarem de vários padrões limitantes.

Com a PNL essa tecnologia poderosa, nos últimos dez anos de treinamento e sessões particulares nunca falhei, não quer dizer que falharei no futuro. Portanto nunca falhei até agora. Não sou o papa da transformação e nem tenho pretensão, porém continuo vencendo os desafios até hoje. O que faz a diferença é V-I-V-E-R o que aprendemos, não amanhã e sim hoje.

Convido e te desafio a usar a técnica e quero que saiba o quanto lhe aprecio, porque se está lendo esse artigo é porque tem sede de desenvolver.

E se você utilizar os exercícios para aumentar a qualidade de sua vida, então todos nós treinadores e facilitadores nos sentiremos abençoados. Espero que tenhamos o privilégio de nos conhecer pessoalmente em um treinamento, ou até mesmo por acaso.

Viva o agora com paixão, divirta-se e que o Criador o abençoe.

Sobre o Autor:

fernando_vielFernando Viel

Master e Trainer em PNL. Um dos Melhores Coaches do Mundo.


Referência: Viel Treinamentos

Comentários   

0 #6 Mada Miron 01-03-2011 08:22
Gostei muito das informações.
Tenho 39 anos e tenho Toc desde criança.
Faço terapia aproximadamente dois anos.
Mas não me ajudou neste aspecto.
O toc me atrapalha um pouco, principalmente qdo. vou sair de casa.
Vou seguir as suas dicas disciplinadamente.

Obrigada,
Citar
+2 #5 jose carlos correa 21-11-2010 23:53
Preciso muito mudar alguns comportamentos, estamos em acenção profissional, minha equipe tbm precisa disso, e vou compartilhar com eles minhas experiências. parabéns...
Citar
+2 #4 roseli 24-10-2010 18:41
Gostei muito,quero me livrar da dependêcia emocional,que li no artigo anterior.Agrade ço a oportunidade de aprender a tecnica,vou coloca la em pratica hoje mesmo e serei vitoriosa!
Citar
+2 #3 ferrreira 21-08-2010 20:23
:lol: Parabéns pela informação, ajuda a pensar, e ter em mente , " quer mudar comportamento, somente nos somos os responsáveis ". Pesquiso muito matérias de PNL em site estrangeiros, que bom termos também em português, e acessível. Novamente parabéns .!!!!!!!!
Citar
+2 #2 Fernando Viel 12-08-2010 15:51
Citando joao vitor:
voce diz que o exercício cria o comportamento sem que percebamos?

Se aplicar o execício passo a passo até o final dos sete dias você criará um novo comportamento e ele irá se tornar automático e você perceberá sim alguns dias depois.
Citar
+3 #1 joao vitor 07-08-2010 14:09
voce diz que o exercício cria o comportamento sem que percebamos?
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso

Depoimentos dos Visitantes