"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira." Tolstoi

Feeling e base sólida para realizar o cliente

Com apenas 40 anos, Villela da Matta é a principal referência quando o assunto é coaching no Brasil. Atual presidente da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), ele também é autor do livro a Força do ser e é palestrante internacional. Graduado em ciência da computação e psicologia, Villela foi um dos que melhor abraçaram a carreira e mais: é um disseminador da àrea.


Villela da Matta, 40 anos, é presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e diz que mercado cresce a galope, mas exige gente séria e preparada Foto: SBC/Divulgação
"Na época em que trabalhava como alto executivo em grandes multinacionais, senti a necessidade de potencializar minha carreira e fui procurar cursos de MBA, mestrado, doutorado e as opções disponíveis até hoje no mercado. Porém, em todas as alternativas percebia que não existia uma ferramenta específica que eu pudesse trabalhar com o ser humano", recorda. Há cerca de 20 anos, então, partiu para a França para fazer um treinamento específico com foco no trabalho de liderança. "Foi lá que ouvi falarem de coaching pela primeira vez. Me interessei pelo assuntoe encontrei a tal fórmula eficaz baseada em metodologia séria que trabalhasse a performnacehumana", cita Villela.

Até então, ele trabalhava omo executivo na área de tecnologia e foi nessa época que passou a entender as dificuldades dos altos executivos, CEOs e profissionais que atuam em média e alta gerência.

A partir então desta realidade, o presidente da SBC diz que começou a pesquisar e analisar as melhores alternativas para minimizar o impacto negativo das consequências da atividade em TI. "Foi quando decidi trabalhar com executive, business e coaching", diz o coach, acrescentando que para isso existem técnicas sérias e testadas por grande instituição norte-americana do segmento. Um dos fatores apontados por Villela é que todo esse crescimento se dá aliando a qualidade de vida das pessoas que buscam o coaching.

Apaixonado pelo que faz, o profissional faz questão de ressaltar que a carreira exige dedicação e investimento. "Não existe nenhuma outra profissão que trabalhe exclusivamente voltada para o indivíduo, e que ainda acompanhe de perto as realizações, desenvolvimento e crescimento seja no aspecto pessoal ou profissional", cita ele, dizendo-se plenamente realizado. Não para menos, o executivo já atendeu mais de 500 pessoas entre altos executivos, líderes e pessoas que buscavam crescimento e melhorar algum ponto em suas vidas.

Villela da Matta é bastante direto quando questionado sobre o segredo do sucesso. Para ele, é preciso se preocupar em obter uma base sólida, com uma formação profissional reconhecida; depois é necessário ter muita capacidade e feeling para conseguir elevar o nível de expectativa e realizações do cliente. Aos que pensam ser coach, Villela é taxativo: "Tome cuidado na hora de selecionar o treinamento. O coaching hoje virou uma indústria em todo o mundo. Nos Estados Unidos, houve uma movimentação de US$ 2,4 bilhões e cresce 20% ao ano como um todo. No Brasil vem crescendo muito. As pessoas percebem a oportunidade de lucrar com as vendas de cursos de formação em coaching. Um dos erros mais comuns é misturar um processo de coaching com programação neurolinguística (PNL). Isso não pode acontecer", alerta.

Breve Perfil

Trainer certificado pelo Conselho Americano de PNL e Hipnoterapeuta pelo Conselho Americano de Hipnose Clínica;
Possui o título de MBA pela Fundação Getúlio Vargas e atuou por 20 anos em empresas do grupo Daimler Chrysler e Deutshe Telekom.
Especializou-se em treinamentos de alta performance e que proporcionam resultados imediatos e duradouros.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

SBPNL

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso